O Sonho do Salário em Dólar: Alegrias

 


Este texto não é para o pessoal com bandeirinha do Brazil no carro e que se define como patriota: vou falar dos pontos bons de trabalhar remoto para empresas no exterior (especificamente dos Estados Unidos, mais especificamente ainda na Califórnia) e porque se você é engenheiro de software / dados; ou cientista / analista de dados, deveria estar tentando fazer o mesmo, ainda que o dólar caia um pouco no futuro.

Escolhendo uma Empresa Séria

Como já mencionado em um texto anterior, existem algumas armadilhas por aí quando for procurar seu emprego. A atenção tem que ser triplicada se a empresa em questão é de brasileiros que perguntam seus salários anteriores antes de fazer uma proposta - fuja dessas vagas. 

Existem milhares de vagas em aberto no Linkedin para trabalho remoto no exterior, mas caso você queira cortar caminho para conseguir sua primeira vaga, recomendo iniciar por empresas como a Bairesdev ou a Toptal.

Essas empresas te alocam em um cliente ( muito provavelmente americano ou europeu ), e mesmo que uma parte do seu pagamento acabe indo pra elas, ainda vale muito a pena pra pegar experiência ( e o salário normalmente é superior aos brasileiros).

Salário Não: Faturamento

A primeira grande mudança que você terá que fazer é criar um MEI ou ME para poder pagar impostos de alguma maneira ( ou você pode simplesmente sonegar, mas eu não recomendo =D). Revisando a regra: se todo o seu faturamento anual for menor que 86 mil, vale a pena criar um MEI, senão, existe a Sociedade Limitada Unipessoal ( que por incrível que pareça não tem página na Wikipedia...), que mantém uma divisão clara do que é patrimôino da empresa e do que é patrimônio da pessoa física, mas sem a exigência de um capital inicial de centenas de milhares de reais.

A boa notícia é que diversas cidades não cobram ISS para empresas de tecnologia que prestam serviços para o exterior como incentivo fiscal. No meu caso, por exemplo, o total que tenho pago somando todos os impostos e taxas diversos gira em torno de 10%, o que é muito menor do que seria descontado para uma vaga CLT equivalente. E mesmo que eu opte por pagar previdência a parte, o desconto ainda vale muito a pena!

Outro ponto interessante é que tendo o CNPJ, é possível fazer freelancers com nota fiscal para empresas brasileiras (ou pessoas físicas abastadas 🤑 ). 

Investimentos

Receber em dólar abre uma possibilidade interessante quando se fala de investimentos, ainda mais se o seu salário for mais elevado e você ficar com algumas sobras. Por exemplo, ao invés de configurar seu meio de pagamento (payoneer, paypal, wise, etc) pra te mandar os valores pro seu banco no Brasil automaticamente, é possível ficar com esse valor em dólar e em alguns casos, transferir para corretoras ( até a data deste post sei que somente a Wise faz isso, pois você tem uma conta virtual em um banco americano com eles).

A corretora que eu tenho utilizado é a Interactive Brokers, e se você se cadastrar usando este link concorre a 1k USD em ações dela (além de me dar aquele suporte =D).

Por um lado é excelente poder aplicar em empresas "sérias" e de setores como tecnologia, comunicações e etc. como AMD, Intel, Microsoft, Netflix, Apple, entre outras. Sim, você pode fazer isso usando BDRs, mas aí tem o risco da instituição que banca a BDR além do risco do próprio ativo.

Por outro, fica evidente o quanto os nosso juros e o tesouro direto pagam bem no Brasil, apesar de todos os problemas ( e claro que no fundo quem paga isso é a população e seus impostos, mas enfim ...).

Precisa de Inglês Fluente?

Sim. 🧐

Vira Latismo Reforçado

Ultimamente tenho observado alguns posicionamentos contrários a trabalhar remoto para empresas do exterior em redes como o Linkedin supostamente preocupados com relação ao "futuro tecnológico do país". Mas ter esse contato com outras culturas traz muito mais benefícios para as empresas brasileiras do que eles imaginam.

Primeiro, temos a parte organizacional que vai te fazer ter nova esperança em trabalhar com desenvolvimento no que diz respeito aos projetos. Projetos que por incrível que pareça têm cronogramas reais, que não começam atrasados, que levam em conta prazo para criar testes, etc.

A preocupação com qualidade de diversas empresas gringas vai te ensinar a ser um profissional muito mais exigente, pois a imensa maioria das empresas brasileiras não sabe ou simplesmente não se importa com métricas de qualidade e principalmente com testes (unitários, de integração, etc). Então por mais "ninja" que seja um programador brasileiro, se ele sempre trabalhou em empresa brasileira a chance de não saber usar testes é bem alta.

Falou Vira-Lata, falou Caramelo.

Outra parte muito importante está na separação entre gerência, liderança e parte técnica. No Brasil temos essa distinção clara entre o programador (que as vezes é visto como "peão", ou "empregado"), e os gerentes (que são os "chefes"), que são sinônimo de liderança. Me arrisco a dizer que isso deve ser algum resquício da mentalidade colonial e da relação de trabalho com escravidão que o Brasil possui. Mas é lindo ver que em países que deram certo, o líder muitas vezes é técnico, ou está diretamente envolvido na parte técnica, e o gerente tem papel secundário, meramente pra controle de horas e acompanhamento de prazos. Quem no Brasil nunca teve um chefe que parou de programar logo no início da carreira, virou gerente, e hoje não sabe o básico de sistemas modernos? E essa pessoa que toma decisões, monta times, atribui cargos (as vezes baseados em relação pessoal e não em performance), etc.

Enfim, sabemos que o real não vai ficar desvalorizado pra sempre, e eventualmente vai valer a pena trabalhar pra empresas brasileiras de novo. E quando isso acontecer, a mão de obra vai ser muito mais qualificada e vai acabar forçando as empresas brasileiras a amadurecer e começar a largar a mentalidade patrão x empregado. 

Conclusão

A experiência de trabalhar em um time internacional e ter contato com empresas de lugares como o Vale do Silício diretamente sem sombras de dúvidas já faria trabalhar remoto valer a pena. Some isso ao salário ridiculamente superior a qualquer outra vaga no Brasil, e não tem muito o que refletir antes de aceitar uma proposta. 

Vale muito a pena arriscar trocar de emprego, e se lembre de ir com a mente aberta para aprender: não caia naquela narrativa do "brasileirinho de origem humilde que não teve oportunidade mas que sabe tudo e vai lá ensinar".

Finalmente, vale a pena ir acumulando experiência em vaga remota para ficar mais fácil encontrar outra, uma vez que é preciso estar acostumado para ser produtivo de casa.

Comentários

Top 3 em 1 ano: