Sobrevivente de Layoff


Demissões em massa na área de tecnologia são tão frequentes que até tem nome próprio:os temidos layoffs.

Recentemente vivi a experiência de ver o primeiro layoff acontecendo em uma empresa pequena, e felizmente não estava no grupo dos demitidos. Mas mesmo assim, resolvi escrever um pouco sobre algumas percepções que podem servir pra referência no futuro.

A primeira lição aprendida parece ser meio óbvia, mas é algo que o pessoal técnico nunca pensa: o produto precisa vender muito.  Todas as equipes foram reestruturadas e o foco principal agora vai ser vendas e marketing. Não é surpresa nenhuma quando existem investidores financiando um projeto que eles queiram saber o mais rápido possível se ele dará lucro, e quanto será esse lucro.

A segunda é: cargos chatos mas necessários, dificilmente são cortados. Toda empresa tem áreas mais "sexy", como pesquisa e BI. Mas a menos que esse seja o negócio principal da empresa, existe uma grande chance que esses cargos sejam os primeiros a serem considerados no momento de reduzir custos. Por isso pense bem antes de fazer uma mudança de carreira apenas porque acha seu cotidiano chato!

Finalmente, uma dica importante pra qualquer profissional de tecnologia é: aproveite se você está empregado e com uma renda garantida pra começar a fazer trabalhos de meio período no formato "freelance". Sempre que você ficar em dúvida sobre seu futuro no emprego atual, você tem outro ponto de apoio. 👍

Comentários

Top 3 em 1 ano: