Problema com WSL2 e Terminal do VSCode iniciando na pasta errada [Solucionado]

 


Se você já programou para web, sabe que todo servidor decente ( #dsclp Micro$oft ) roda Linux. Por isso desenvolver em Linux te poupa de diversos problemas, especialmente se seu código precisa de alguma biblioteca específica do Linux ( o que acontece as vezes em Python ). Só que pro uso diário, por mais que os fan boys venham dizer que Linux melhorou muito, a experiência geral do Windows ainda é superior (especialmente se você tem algum hardware muito específico que precisa ser instalado manualmente).

Uma solução prática pra esse dilema é o combo do novo Terminal do Windows e o WSL2 (Windows Subsystem for Linux), que te permite rodar um Linux dentro do Windows.

O VSCode tem uma funcionalidade excelente usando a extensão Remote, em que voce roda praticamente tudo dentro do Linux. A única dica importante do tio: baixe seus projetos dentro do espaço do Linux ( ~/Projects/...), não tente acessar seus arquivos na pasta do Windows ( que fica normalmente em /mnt/c/... ) porque fica extremamente lento.

O Problema

Recentemente, não sei se foi por causa da atualização que fiz para Win11, se foi alguma atualização do VSCode, ou alguma pasta que eu deletei do espaço do meu Ubuntu sem querer, o terminal do meu VSCode não abria mais na pasta certa (no espaço do Ubuntu), e sempre iniciava onde o VSCode foi instalado no Windows ( em /mnt/c/Users/{UserName}/AppData/Local/Programs/Microsoft VS Code ).

O maior problema que isso estava causando foi ter praticamente matado o modo Debug do VSCode, pois todo tipo de configuração do launch.json falhava por não encontrar nenhuma referência ( afinal, estava tentando rodar o comando da pasta do VSCode no Windows).

A Solução

Depois de passar um dia inteiro caçando o que eu podia ter feito de errado, consegui resolver o problema removendo o Ubuntu 20.04 LTS que estava instalado e colocando o 22.04 LTS. Não sei se simplesmente reinstalar o 20.04 LTS resolveria. Fica o registro que pode ajudar alguém a resolver esse problema.


Comentários

Top 3 em 1 ano: