Escreva mais, rapaz!


Este é um texto baseado nos artigos do Lifehacker sobre os benefícios de escrever regularmente e porque você deveria ter um diário. Leitura recomendada!

Depois de anos escrevendo textos contra minha vontade pra passar de ano (raspando) em Português, quando finalmente tinha entrado na faculdade no curso de engenharia, ouvi algo que parecia uma piada: um professor na "aula magna" aconselhou todos os calouros a escreverem regularmente. Na hora eu ri, achei que fosse pegadinha, mas o argumento do professor pareceu sólido: o tempo passa muito rápido e se você só se dedicar a trabalho, estudo e família, você não consegue perceber tudo que acontece enquanto ele está passando.

Escrever regularmente traz uma série de benefícios pra sua saúde, mas eu particularmente não recomendo começar a escrever só por isso: a soma de tudo que você escrever é, junto com suas relações pessoais, prova da sua passagem pelo mundo. Não precisam ser textos públicos, em *ahan* blogs de sucesso como esse, mas notas pessoais de aprendizados do dia já servem pra muita coisa. Sim, é o famoso "diário", mas não pense nele como um caderno rosa com fotos do Justin Bieber (ou Backstreet Boys, ou Roberto Carlos, sei lá de que geração você é!), pense no Patrick Stewart falando "Captain's log stardate 201422 point 3" e depois vem seu relato. Dica: deixar uma foto do espaço cheio de estrelas meio roxo como plano de fundo do texto ajuda.

Se você sabe quem ela é, não preciso insistir na importância
de anotar seus pensamentos de vez em quando, certo?

Sua saúde mental


Entre os benefícios pra sua saúde, o mais importante é a válvula de escape pro Stress e qualquer experiência ruim que você tenha tido no seu dia. Depois de ter anotado o que te incomoda e como resolveu seus problemas, relembrar os fatos importantes da sua vida como texto ajuda muito sua auto-estima. Quanto mais você praticar, melhor vai escrever, e mais precisos e detalhados serão seus textos.

Documentado em um estudo do periódico Avanços em Tratamento Psiquiatrico, sessões de 15 a 20 minutos em 3 a 5 ocasiões são suficientes para observar melhora em situações traumáticas e estressantes. Portanto, você não precisa necessariamente ter uma rotina nem gastar tanto tempo assim pra sentir melhoras.



Sua criatividade


Foi escrevendo um blog que ela pode ter começado
  o movimento que vai trazer mais melhoras pro país.
De vez em quando temos picos de criatividade, quando uma idéia de negócio nova (e obviamente brilhante e totalmente inovadora, segundo nós mesmos) nos toma de surpresa, normalmente na hora do banho ou naqueles instantes antes de dormir. Se você começar a escrever sobre essas idéias, não só vai ver que na maioria das vezes não são tão boas assim, como também vai começar a criar mais pontes pro que sua mente considera abstrato e real. Em outras palavras, escrever sobre suas idéias criativas vai treinar sua mente a lembrar da realidade com mais detalhes, e descartar conceitos inviáveis mais rápido.

Outro aspecto a ser explorado escrevendo é a consolidação de conceitos. Quando escrevemos sobre algo que acabamos de aprender, acabamos fazendo um teste forçado de conhecimento em nós mesmos, e normalmente é nessa hora que surgem dúvidas em partes que antes não tinhamos prestado atenção. Mas lembre-se: não se trata de apenas copiar a informação de um lugar pra outro, mas sim tentar redigir um texto inteiro com um número mínimo de consultas apenas pra esclarecimento de dúvidas.

Se você tem medo de colocar sua cara seu avatar a tapa, por medo de escrever alguma coisa errada ou polêmica e atrair a atenção desses seres nada míticos conhecidos como Trolls, uma boa solução é usar apelidos. Sim, a mesma garantia de anonimato que ajuda a perpetuar a existência dessa raça amaldiçoada de haters e críticos do mundo pode te ajudar a ir colocando suas idéias aos poucos pras pessoas discutirem, caso você queira abrir o que escreve pro público.



Seu bem estar


Manter seus hábitos registrados é uma excelente base de dados pra procurar padrões de comportamento, e possivelmente corrigir o que não estiver dando certo. Desde quantas horas por noite você anda dormindo até o que anda comendo, quando os dados são colocados na ponta do lápis seu planejamento conta com fontes precisas pra obter melhores resultados.

Como já mencionado anteriormente, reler seus momentos de sucesso e alegria ajuda sua auto-estima. A teoria da Ludificação (do inglês gamification), mostra como aplicar o reforço positivo a comportamentos da vida real, premiando atitudes desejadas com pontos, troféis e dinheiro virtual. Cada texto que você escreve, cada comentário de alguém que gostou da sua mensagem ou que foi ajudado por um texto seu, é um troféu na sua estante virtual, pra ser revisto a qualquer hora.




Seu tempo (escasso)


Caso não queira comprar um caderno em qualquer supermercado e deixar do lado da cama por medo que algum dia caia em mãos erradas, você pode usar um aplicativo e deixar o ícone escondido em algum lugar sombrio da memória do seu celular, alguma pasta de aplicativos que todo mundo tenha mas ninguém use (apps de dieta e produtividade?).

Um app muito bom que te permite colocar fotos em cada anotação é o Day One. Outra funcionalidade legal é salvar o lugar de onde você escreveu automaticamente, assim como dados do dia da publicação do texto como a temperatura e o clima - chuva, sol, etc. Talvez a única coisa que fique faltando é sua própria caligrafia, mas quem sabe um dia isso seja possível...

A alternativa gratuita do Day One é o Penzu, porém nunca usei e não tenho críticas a fazer, além de ter menos opções do que o seu concorrente.

A maior vantagem de usar um app no celular é a facilidade de escrever deitado na cama, bem antes de dormir. Mas lembre-se de escrever no seu app e não cair na tentação das redes sociais!


Comentários

Top 3 em 1 ano: