A Argentina é Penta!

Ainda revoltado com a situação atual de indiferença do Brasil com relação à educação, e depois de discutir o assunto no gtalk com um amigo, resolvi escrever mais esse post aproveitando o embalo da copa.

É fato que brasileiros e argentinos são rivais, e esta rivalidade acabou saindo fora dos campos de futebol. Hoje sempre que pode, o brasileiro tenta buscar um jeito de sacanear os hermanos. Quando ou porquê isso começou dificilmente vamos saber ao certo, mas o fato é que pela situação atual brasileira e argentina, os brasileiros acham que estão por cima e menosprezam seus vizinhos sul americanos. O que muito pouco brasileiro sabe é a cultura rica e a história da Argentina (o que não é de se espantar, dado o povo ignorante que brasileiro é).

A Argentina ocupava a 49 posição de IDH mundial em 2007 (contra a 75 do Brasil), e a taxa REAL de alfabetização é de 97% (lá não tem a palhaçada de passar de ano na escola mesmo repetindo, portanto o IDH de lá também é REAL). O país por questões históricas (decadência durante o regime militar) acabou entrando em uma de suas piores crises, das quais até hoje ainda não se recuperou totalmente, porém a qualidade de ensino se manteve.

Mas afinal, qual o sentido de dizer que a Argentina é penta? Bom, por incrível que pareça, o "país do futuro" como é chamado o Brasil não tem nenhum prêmio Nobel. Não vejo como um povo ser tão arrogante ao se considerar o mais importante da América Latina se não há investimento em educação e em pesquisa. Não há progresso sem educação, mas a própria figura do presidente brasileiro está aí pra lembrar que educação não necessariamente quer dizer progresso. Afinal, um semi-analfabeto está governando o país onde fica a maior universidade latino-americana. Irônico não?

Já a Argentina possui cinco vencedores do prêmio Nobel. São eles:


Antes de agirmos de forma tão presunçosa, deveriamos tratar nosso principal rival da América Latina com mais respeito. Talvez pudéssemos aprender algumas coisas com eles para serem usadas fora de campo, afinal chutar uma bola não constrói prédios, não produz alimentos nem descobre cura para nenhuma doença.

Comentários

Top 3 em 1 ano: