Ganhou ou perdeu?

Seja num confronto entre nações ou numa simples discussão de internet, nem sempre quem vence a disputa pode ser considerado o que se saiu melhor de todos os ângulos. Conhece a famosa discussão no trabalho na qual embora um lado se prove certo, o desgaste causado e suas consequências tornam difícil saber se valeu a pena? Outro exemplo é uma situação ruim pra você na família em que é necessário calcular se é conveniente iniciar a pancadaria verbal ou se é melhor aturar as coisas como estão. Segue uma lista com diversas variações de resultados duvidosos E posições delicadas (ui).



Vitória Pírrica

A vitória pírrica têm um custo tão grande que até se torna questionável o status de vencedor. O nome teve origem na Guerra Pírrica, na qual o rei Pirro teve perdas enormes após duas batalhas, entre elas de quase todos seus amigos e principais comandantes. Reza a lenda que ao ser cumprimentado pelo resultado ele respondeu "mais uma vitória dessas vai ser o meu fim". Quer um bom exemplo de vitória pírrica na cultura pop? [SPOILER] Bastardos Inglórios, quando membros do grupo vão encontrar a espiã na taverna e ela acaba sendo a única a sair viva.



Vitória Moral

Quando o time de futebol do Taiti jogou contra a então campeã mundial Espanha na Copa das Confederações, mesmo tendo perdido de goleada, terminaram a partida com a sensação de campeões. Por que? Bem, uma seleção composta apenas de jogadores amadores enfrentar a então campeã do mundo é uma prova de coragem e competência. Essa é a vitória moral, quando apesar do resultado oficial ter sido de derrota, ainda assim há diversos motivos pra comemorar e ter orgulho por ter batalhado.


 Zugzwang

No jogo de Xadrez cada jogador deve movimentar uma peça por vez, alternadamente. Porém algumas vezes a melhor jogada seria simplesmente não fazer nada e passar a vez. Como a jogada é obrigatória, o jogador é forçado a um posicionamento pior. A essa situação se dá o nome de Zugzwang.

Impasse Mexicano



Imortalizado no filme "O bom, o mau e o feio", o impasse mexicano é uma situação de conflito envolvendo 3 partes, normalmente posicionadas de maneira que A ameace B e seja ameaçada por C, de modo que o primeiro a atacar fica em desvantagem. Acabou virando "clichê" nos filmes de hollywood e embora muitas pessoas não conheçam pelo nome certamente reconhecem após ouvir o significado.

Comentários

Top 3 em 1 ano: