Redes sociais

Depois de procurar um tempo por um meio de compartilhar notas dos cursos online do Coursera, acabei optando por usar o blog pela praticidade. Vou começar por essa matéria que, junto com a finada "Introdução a Inteligência Artificial" dos mestres Sebastian Thrun e Peter Norvig e a joselita "Machine Learning" com Andrew Ng, está entre as minas favoritas.

O estudo das redes sociais é muito mais antigo que o Facebook (ou Orkut pro brasileiros), e as aplicações práticas mais úteis (além de prever quando a "orkutização" do facebook finalmente irá acontecer) são, por exemplo, simular a velocidade que uma doença se espalha numa população pelo grau de intereção entre seus indivíduos, descobrir a probabilidade de um acusado ser culpado ou inocente em caso de suspeita de formação de cartel e até mesmo estudar o padrão de indivíduos com mais detaque dentro de corporações através de suas interações com os demais colegas de trabalho.

Aos que desejarem rodar uma visualização por grafos de sua rede social no Facebook, basta baixar o software Gephi, acessar o applicativo para Facebook NetGet e extrair o arquivo .GML.
Depois é só abrir o programa, mandar abrir o arquivo gerado. e se divertir.

Uma lista de livros recomendados para quem achar interessante é:
Linked por Albert-László Barabási
Six Degrees por Duncan Watts
Nexus por Mark Buchanan
Connected por Nicholas Christakis
Posted via email



Comentários

Top 3 em 1 ano: