Poder da mente


Calma, não é um texto sobre como você consegue tudo que quiser apenas por desejar, nem como pessoas entortam colheres. Um estudo da University College London e Imperial College London sugere que a diferença entre um soco de faixa preta de karate (conhecido pela potência e poder destrutivo) e um soco de um faixa branca está concentrado no cérebro dos dois, e não no condicionamento físico.

Comparando 12 faixas pretas e 12 iniciantes, foi medido o impacto de um soco na distância de 5 centímetros. A técnica dos karatecas obviamente fez seus socos serem mais fortes, mas o mais interessante é que as regiões do cérebro acionadas por esse grupo era diferente do grupo dos novatos: finalmente temos uma medição um pouco mais precisa de como o treinamento influencia a performance além dos resultados (e talvez estejamos mais perto de saber o que diferencia um "gênio" de uma pessoa sem talento para a atividade).

A idéia de um velhinho descendo a lenha em jovens "sem disciplina" como os mestres Miyage e o Pai-Mei parece menos exagerada sabendo disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário