Meu Brasil e as estrelas

Abra o vídeo, veja uns 30s, e deixe tocando.


Abra a página e leia a notícia com trilha sonora!

"O Brasil prometeu à Nasa e a outras agências, em 1997, que daria US$ 100 milhões para a construção da ISS (Estação Espacial Internacional), além de fabricar peças.
O país nunca entregou os componentes e pagou só US$ 10 milhões do prometido. Acabou afastado do projeto. O diretor do ESO afirma que, se até o meio do ano a questão não for resolvida, o país pode ser substituído por Rússia, Israel ou Austrália, que têm interesse no projeto."

E depois de uma discussão construtiva por email, levanta-se a questão: o Brasil deveria investir em um telescópio ao invés de cuidar da fome do povo? Afinal, constrói-se um telescópio sem saber o que poderá ser observado dele, vale a pena dar dinheiro para um negócio incerto?

Pra quem lembra das aulas de economia do prof. Furtado, vai um exemplo real de como funciona investimento em pesquisa.

"Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner (Aussig, 28 de novembro de 1924 — Seropédica, 5 de outubro de2000) foi uma engenheira agrônoma pioneira em biologia do solo.
A agrônoma Johanna Döbereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres, segundo levantamento de 1995 da Folha de S. Paulo. Suas pesquisas, fundamentais para que o Brasil desenvolvesse o Proalcool e se tornasse o segundo produtor mundial de soja, poupam ao país um gasto anual proximo a 1,5 bilhões de dólares e tiveram impacto direto na economia nacional. Seu trabalho com fixação biológica do nitrogênio permitiu que milhares de pessoas consumissem alimentos mais baratos e saudáveis, o que lhe valeu a indicação ao Nobel de Química em 1997. No entanto, a cientista é praticamente desconhecida no Brasil."
Fonte: Wiki

Os resultados vieram depois de 15 anos de pesquisa. Ela podia muito bem não ter conseguido nada, assim como muitos não conseguem. E eles não são piores que ela por isso. Investimentos desse tipo são necessários porque sem eles a chance de descobertas revolucionárias é zero. Não pense que uma idéia milagrosa vai surgir na cabeça do agricultor beneficiado por programas sociais, e ele vai perceber que bactérias fixadoras de nitrogênio podem se associar às plantas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário