Não africanos são híbridos de Neanderthal

Segundo matéria da Discovery baseada na edição de julho da revista "Molecular Byology and Evolution", os únicos "puro sangue" Homo sapiens são os africanos.

Os demais humanos são híbridos de Homo sapiens com Neanderthals, segundo Damian Labuda do departamento pediatrico da Universidade de Montreal. Os ancestrais de Neanderthal saíram da África  entre 400 e 800 mil anos atrás, e evoluiram ao longo dos anos onde hoje se localizam França, Espanha, Alemanha e Russia. Eles foram extintos, ou simplesmente absorvidos na população moderna, há 30 mil anos atrás.

Os Neanderthals possuiam o gene para idioma/linguagem, música, arte e artesanato de ferramentas sofisticadas, por isso podem ter sido atraentes para os humanos da época. A mistura de raças beneficiou a espécie humana, uma vez que possibilitou viver em locais hostis e gelados aos quais os Neanderthals se adaptaram previamente.

Labuda conclui com o pensamento: "variabilidade é muito importante para a sobrevivência das espécies no longo prazo, qualquer adição ao genoma pode ser enriquicedora" (tradução livre).


Vikings: acabam de se tornar cientificamente menos humanos. ;D

Comentários

Top 3 em 1 ano: