Opinião do livro: Não me faça pensar


Título: Não me faça pensar
Autor: Steve Krug
Ano: 2006
Paginas: 144
Edtora: Alta Books
Site: 
http://www.sensible.com/

Este livro, que é referência para qualquer desenvolvedor web, certamente muda o jeito de pensar dos programadores, e até arrisco dizer que deveria ser leitura obrigatória em qualquer faculdade de tecnologia. Sempre se foca em teoria, em sistemas complexos e bonitos do ponto de vista técnico, mas na minha pequena experiência no desenvolvimento de software observei que acessibilidade e interfaces boas para o usuário sempre são ignoradas. Isso normalmente acontece no cenário brasileiro por falta de recursos (ou tempo) ou simplesmente por falta de conhecimento no tema pela própria empresa.

Como o próprio autor menciona, qualidade é algo que normalmente só se valoriza quando falta. Poucas pessoas navegam por um site claro, objetivo, conseguem o que querem em poucos minutos e pensam "puxa, esse site realmente é muito bom!". O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas nem percebem que foram gastos muitos recursos pra interface ficar boa. Quando a pessoa acaba demorando para atingir seu objetivo, ou então não consegue atingir, fica bem claro que o produto (ou site no caso) tem uma qualidade ruim. Isso justifica em parte o pouco investimento no segmento: desde que não esteja péssimo, ninguém percebe a diferença entre o otimo e o bom.

O livro possui diversos exemplos práticos, e é bem resumido (com apenas 144 páginas). Como a área do próprio autor é a interface com o usuário, as informações são organizadas de maneira a facilitar a compreensão, o que garante mais fluidez à leitura. Vou transcrever aqui algumas referências externas presentes no último capítulo





Comentários

Top 3 em 1 ano: