Opinião do livro "Blink - decisão num piscar de olhos"


Título: Blink - a decisão num piscar de olhos
Autor: Malcom Gladwell
Ano: 2005
Paginas: 320
Edtora: Rocco
Site: http://www.gladwell.com/blink/index.html


O livro "Blink" certamente irá te fazer repensar diversos momentos da vida em que você agiu "por impulso", ou tomou uma decisão meio sem saber porquê e depois tentou racionalizar. A idéia é exatamente essa: como escolher em um piscar de olhos.
Os seres humanos tem uma capacidade um tanto "desvalorizada" de julgamento rápido e intuitivo, feito pelo nosso subconsciente (e por isso não facilmente racionalizável no nosso consciente). Ao aprender uma tarefa complexa, conseguimos filtrar tudo que não é relevante para exercer tal função, ou então tomar decisões para que esta tarefa seja realizada. Nosso cérebro porém pode nos pregar peças, como no caso do preconceito e de idéia subliminares erradas. Neste ponto, o livro cita exemplos de experimentos em que uma pessoa tende a ter um comportamento mais agressivo se inconscientemente for exposta a violência (como ler palavras violentas).
Um ponto muito importante (e interessante) do livro é a maneira com que o autor conduz seus experimentos, chegando ás suas conclusões sempre com base em dados. Isto ilustra a objetividade e seriedade do autor em seus trabalhos. Na minha opinião, essa é a diferença entre um monte de suposições que podem até fazer algum sentido e fatos reais. Como sempre, deveria ter sido levado em consideraçao a mentalidade do local em que foram feitos estes experimentos (Estados Unidos no caso) antes de se partir para uma generalização global.
Apesar disso, certamente recomendo a leitura pois qualquer material novo que faça as pessoas enxergarem a realidade de uma maneira um pouco diferente do tradicional é essencial para a formação de um senso comum mais apurado e realista. Especialmente se for feito com uma linguagem acessível e não cansativa.




Comentários

Top 3 em 1 ano: